Em homenagem ao “Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer”, celebrado no mês setembro o Hospital Santa Mônica (HSM), realizou um encontro aberto com o tema “Cuidados com o Alzheimer”. A ação foi promovida com o intuito de levar a população informações sobre a doença de Alzheimer e tirar dúvidas. Segundo Suzana Bellizia Amaral, Vice-presidente Administrativa do Hospital Santa Mônica: “É muito importante que as pessoas conheçam sobre a doença para que saibam lidar com um portador de Alzheimer, pois o conhecimento gera um melhor relacionamento entre a família e o paciente” afirma.

A palestra foi ministrada pelo Dr. Cláudio Elias Duarte, médico psiquiatra e psicoterapeuta, que além de contextualizar o público sobre quais são as disfunções mentais causadas pela doença, ressaltou os 10 principais sinais de indícios da demência. Confira quais são eles:
1. Esquecimento interferindo na função;
2. Dificuldade para AVD´s;
3. Distúrbio de linguagem;
4. Desorientação no tempo e no espaço;
5.Comprometimento do julgamento;
6. Comprometimento do raciocínio abstrato;
7. Perda frequente de objetos;
8. Alteração do humor e do comportamento;
9. Mudança da personalidade;
10. Perda de iniciativa.

O médico palestrante ressaltou que quando notado um ou alguns dos sinais com recorrência é indicado à consulta a um profissional de saúde. O evento foi elogiado pelos participantes, que inclusive se mostraram interessados em outras palestras relacionadas à saúde. Muitos dos participantes presentes possuem casos da doença de Alzheimer na família, por isso, estão em busca por informações. “A palestra foi muito esclarecedora e mostra uma direção do que buscar para ajudar um portador da doença. Entender a doença traz mais compreensão com as pessoas que sofrem com o mal de Alzheimer.” Afirma a participante do evento Maria Isabel, 30 anos.

“A palestra foi muito boa e relevante, para que saibamos como lidar, como tratar e como fazer a humanização do tratamento com todos os envolvidos, pacientes e suas famílias” ressaltou a participante Rebeca de 25 anos, estudante de enfermagem e possui um caso da doença na família. “O papel do Hospital é ajudar os pacientes e famílias, servindo como um porto seguro. Além do tratamento aos pacientes queremos ajudar as famílias a compreenderem a doença”. Completa Suzana.

Você pode conferir o vídeo completo da palestra abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=5_HkoVFtHPE

Planos de Saúde

Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Medial
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consultas e Internação