Homens com câncer de próstata que cuidam da sua saúde mental, têm maior taxa de sucesso no tratamento

Estudo aponta que a depressão compromete a eficácia do tratamento

Neste novembro azul, mês de prevenção do câncer de próstata o Hospital Santa Mônica e a Unidade Integrativa Santa Mônica alertam que, segundo um estudo da UCLA, EUA, os homens que diante do diagnóstico de câncer de próstata sofrem de depressão, são mais propensos a serem diagnosticados com câncer mais agressivo, recebem tratamentos menos eficazes e sobrevivem por períodos mais curtos do que pacientes com câncer de próstata que cuidam da sua saúde mental, ou seja, não estão deprimidos.

O estudo foi publicado on-line pelo Journal of Clinical Oncology, um jornal revisado da American Society of Clinical Oncology. O principal autor do estudo, professor da UCLA, Dr. Jim Hu, informou que os resultados negativos podem ter vários fatores, incluindo tendências das pessoas com doenças mentais, impacto da depressão nos processos biológicos do câncer, falta de investimento do paciente em sua saúde geral e desinteresse em cuidados mais eficazes e oportunidades perdidas por parte dos médicos para educar os pacientes sobre o rastreio e o tratamento do câncer de próstata.

Os pesquisadores concentraram-se em 41.275 homens diagnosticados com câncer de próstata localizado entre 2004 e 2007 e observados até 2009, dos quais 1.894 apresentaram transtorno depressivo que havia sido descoberto nos dois anos anteriores ao diagnóstico do câncer.

“Os homens com câncer de próstata intermediário ou de alto risco e um diagnóstico recente de depressão são menos propensos a sofrer um tratamento definitivo e experimentam uma pior sobrevivência global”, disse Hu, Henry E. Singleton, professor de Urologia da UCLA, e diretor de cirurgia robótica e minimamente invasiva na Faculdade de Medicina David Geffen da UCLA. “O efeito de transtornos depressivos no tratamento e sobrevivência do câncer de próstata justificam estudos adicionais, porque ambas as condições são relativamente comuns nos homens”.

Segundo o pesquisador, doutor Hu, embora diferenças demográficas e socioeconômicas possam afetar o tratamento e os resultados no câncer de próstata, o efeito dos transtornos de saúde mental permaneceu obscuro. Em estudos de pacientes com outros tipos de câncer, incluindo câncer de mama e fígado, a depressão tem sido associada a uma maior probabilidade de que os pacientes não obtenham o melhor tratamento, bem como uma menor sobrevivência global. No entanto, pouco se sabia sobre a relação entre depressão e diagnóstico, tratamento e resultados no câncer de próstata.

O estudo também descobriu que os homens com câncer de próstata eram mais propensos a sofrerem de depressão quando eram mais velhos, brancos ou hispânicos, solteiros e moravam em áreas não-metropolitanas e tinham menor renda e outros problemas médicos. Além disso, os homens com depressão eram menos propensos do que aqueles que não estavam deprimidos a buscar terapia definitiva, como cirurgia ou radiação.

Após o câncer de pele, o câncer de próstata é o câncer com diagnóstico mais frequente em homens. “Esses resultados apontam para uma disparidade recentemente identificada na gestão de homens com câncer de próstata incidente”, afirma o estudo. “Considerando a marcada prevalência de câncer de próstata e depressão, são necessários esforços adicionais para melhor compreender e melhorar a sobrevivência após o diagnóstico de câncer de próstata no paciente deprimido”.

Unimed Federal
Medial