A Unidade Vila Nova oferece Sessões de Musicoterapia no tratamento de Idosos, autistas, pessoas com Síndrome de Down, Rett, West e pacientes com algum diagnóstico ligado à saúde mental. – Siga a Unidade Vila Nova no Facebook

A Musicoterapia trata da utilização terapêutica da música e dos recursos musicais. É uma profissão que exige nível superior de formação. O musicoterapeuta é um profissional tecnicamente capacitado para utilizar os procedimentos e protocolos específicos da área buscando a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Segundo a definição da Federação Mundial de Musicoterapia (1996) “Musicoterapia é a utilização da música e/ou dos elementos musicais (som, ritmo, melodia e harmonia) pelo musicoterapeuta e pelo cliente ou grupo, em um processo estruturado para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, aprendizagem, mobilização, expressão e a organização (física, emocional, mental, social e cognitiva) para desenvolver potenciais e desenvolver ou recuperar funções do indivíduo de forma que ele possa alcançar melhor integração intra e interpessoal e consequentemente, uma melhor qualidade de vida.”

O foco da atuação da Musicoterapeuta da Unidade Vila Nova é na terapia de idosos, pessoas com Síndrome de Down, Síndrome de West, Síndrome de Rett, autistas e, pacientes com algum diagnóstico ligado à saúde mental Objetivos da Musicoterapia É o objetivo musicoterapêutico que diferencia a musicoterapia da Educação Musical, temos uma intenção clínica, um objetivo terapêutico, mesmo quando estamos trabalhando muitas vezes com o mesmo material sonoro.

Objetivos

1) Possibilitar que crianças, jovens, adultos e idosos possam se expressar através da música;

2) Desenvolver potenciais e habilidades;

3) Reforço no processo de aprendizagem;

4) Estímulo ao desenvolvimento da concentração e atenção;

5) Auxiliar na coordenação motora e esquema corporal;

6) Estímulo a autonomia e independência;

7) Promoção da saúde e qualidade de vida.

Como funciona a Musicoterapia? Como acontecem as sessões?

O musicoterapeuta avalia, planeja e desenvolve um projeto terapêutico dentro das necessidades do indivíduo onde se tem no centro das sessões as interações/experiências musicais. O que predomina na prática brasileira é a Musicoterapia Ativa, onde o musicoterapeuta faz música junto com seu paciente, eventualmente alguns musicoterapeutas utilizam música gravada, mas no geral, as sessões acontecem no fazer musical, onde o musicoterapeuta junto com o paciente, dançam, cantam, tocam os instrumentos, de acordo com o que o paciente tem para expressar naquele momento, naquela sessão

O que faz o musicoterapeuta?

O musicoterapeuta toca o seu instrumento musical de aptidão e geralmente, tem noções dos demais, canta, tem uma escuta diferenciada, avalia, planeja e desenvolve um projeto terapêutico, dentro das necessidades de cada paciente, tendo como centro das sessões algum tipo de experiência musical. As principais técnicas são: improvisação, recriação, composição e audição musical.

O paciente precisa saber tocar um instrumento?

Os instrumentos utilizados são muito simples, de fácil manuseio, que não necessitam de nenhum tipo de conhecimento musical por parte do paciente. São instrumentos que visam facilitar a comunicação e a expressão do paciente ao longo do processo musicoterapêutico.

Quais são as músicas utilizadas?

Podemos utilizar todo tipo de música e todo tipo de sonoridade na sessão de Musicoterapia. O ponto de referência, é o histórico sonoro musical do paciente, que é o repertório que faz sentido para a pessoa e aquilo que ele (a) pode ou deseja expressar em cada encontro.

Para agendar uma consulta ligue para (11) 3045-2228 Talita Ribeiro Passoni, musicoterapeuta Bacharelado em Musicoterapia Pós-graduada em Educação Especial e em Arte, Educação e Terapia. Atua há mais de 14 anos com musicoterapia voltada para saúde mental

Unidade Vila Nova Rua João Lourenço, 190, Vila Nova Conceição – SP (11) 3045-2228 – contato@unidadevilanova.com.br – Siga a Unidade Vila Nova no Facebook

Planos de Saúde

Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Medial
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consultas e Internação