Transtorno do Espectro Autista – TEA

Transtorno do espectro autista é um termo genérico que cobre todos com condições dentro do espectro do autismo.

Pode afetar cerca de um a cada 200 crianças e adultos. Existem diferenças entre os subgrupos, mas todas as crianças e adultos diagnosticados, terão as seguintes dificuldades:

• Atendimento particular e convênios

Confira os convênios atendidos pelo Hospital Santa Mônica

Não-verbal e comunicação verbal

Pessoas com espectro autista têm dificuldade de compreender a comunicação e a linguagem dos outros e também em comunicar-se. Muitas apresentam atraso no aprendizado da fala e alguns não desenvolvem a fala.

Compreensão social e comportamento social

Pessoas com espectro autista têm dificuldade em compreender o comportamento social dos outros e podem se comportar de forma socialmente inadequadas. Pessoas com espectro autista são muito literais na forma como eles pensam e interpretam a linguagem e são incapazes de ler no contexto social. As crianças muitas vezes têm dificuldade para jogar e se comunicar com outras crianças, que podem ser confundidos por seu comportamento e podem evitar ou provocá-los.

Pensar e agir de forma flexível de acordo com a situação

Tendem a ter interesses especiais em temas ou atividades específicas, que podem perseguir obsessivamente. Eles podem ter dificuldades para generalizar habilidades para outras atividades. Eles também terão dificuldade em se adaptar a novas situações e muitas vezes preferem a rotina do que mudar.

Percepção sensorial e respostas

Algumas pessoas ou são muito sensíveis ou muito insensíveis a certos sons, paisagens e texturas. Isso pode afetar suas respostas para coisas como roupas ou alimentos e barulho. Eles também podem fazer contato visual incomum. Eles podem não falar, nem olhar para alguém, ao mesmo tempo.

Fonte: Mental Health Foundation / Hospital Santa Mônica

• Esclareça suas dúvidas

Saiba mais sobre tratamentos e internações