A pessoa já não tem mais o mesmo interesse pela rotina e pelas atividades que antes praticava. Passou a ter hábitos diferentes e não convive mais com os mesmo amigos. A mudança de comportamento é um dos sinais mais importantes de que algo mudou na vida de alguém, porém ela pode significar muitas coisas.

Uma pessoa pode ter o seu comportamento afetado por uma situação temporária ou permanente. Essa situação pode ser causada por diversos fatores, internos ou externos.

A seguir, vamos entender quais são os principais indícios de uma mudança de comportamento e o que ela pode significar.

Antes, porém, é importante esclarecer que nenhuma atitude radical deve ser tomada com base em suposições. Seja qual for o quadro, é importante encontrar a causa correta do que está afetando a vida de uma pessoa e submetê-la ao tratamento adequado.

Também é fundamental lembrar que nem sempre uma mudança de comportamento é ruim. Ela pode indicar uma transição na vida de uma pessoa, principalmente se ela for mais jovem ou tiver passado por alguma situação traumática.

Principais motivos da mudança de comportamento

Pessoas de alguma forma vulneráveis estão mais sujeitas a mudarem seu comportamento em situações de desequilíbrio ou estresse.

Os sinais podem variar muito dependendo da situação ou do quadro clínico de uma pessoa, mas geralmente ficam mais evidentes diante de alguns gatilhos que veremos na sequência.

Amadurecimento

É comum que uma pessoa que esteja enfrentando mudanças físicas e hormonais em seu corpo expresse isso em seu comportamento.

Na transição da infância para a adolescência ou dessa fase para a vida adulta, os indivíduos enfrentam situações completamente novas que causam euforia, medo, insegurança e instabilidade emocional.

Traumas

Situações extremas na vida de uma pessoa frequentemente se refletem em sua postura, independentemente da idade. Alguém que tenha sido vítima de violência, por exemplo, pode entrar em pânico ao se deparar com pessoas ou contextos que a façam se lembrar de seu trauma.

O luto é outra causa bastante comum de alterações no comportamento de um indivíduo. A partir dessa situação, a pessoa pode se tornar mais reservada e até desenvolver depressão.

Uso de drogas

O consumo de entorpecentes provoca alterações no organismo e essas mudanças se refletem externamente.

Os sinais podem estar no comportamento de uma pessoa, que pode se tornar agressiva, ansiosa, eufórica ou triste.

Também podem se relacionar às suas amizades e a seus hábitos diários. Passar a frequentar ambientes diferentes ou ter amigos que antes não faziam parte de seu círculo são alguns exemplos.

Transtornos mentais

Os transtornos mentais são mais difíceis de detectar, pois podem estar mascarados por outras situações, especialmente as mencionadas acima.

Os traumas e o uso de drogas, por exemplo, podem potencializar o quadro clínico de uma pessoa que sofre de algum distúrbio mental. Assim, o combate superficial ao problema não será uma solução eficaz.

Nesses casos, somente um especialista será capaz de dar o diagnóstico correto e recomendar o tratamento adequado.

Para quem observa essas alterações, o principal a fazer é exercitar o diálogo. Conquistar a confiança e fazer com que a pessoa se abra a respeito do que a incomoda é o primeiro passo para buscar uma solução efetiva para seu problema.

É muito importante cuidar da saúde mental, qualquer que seja a mudança de comportamento apresentada por uma pessoa. Se você quiser saber mais sobre o tema ou precisar de ajuda, entre em contato conosco. Temos uma equipe de especialistas preparados e que podem auxiliar em cada tipo de situação.

Planos de Saúde

Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Medial
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consultas e Internação