Nutrição e Saúde Mental

A saúde e a qualidade de vida são dois temas muito relacionados, uma vez que a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos e esta é fundamental para que um indivíduo tenha saúde. Não significa apenas saúde física e mental, mas sim que estas pessoas estejam bem consigo mesmo, com a vida, com as pessoas que os cercam, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio.

Os determinantes das doenças mentais ainda é um assunto bastante complexo. Pesquisas recentes indicam que uma dieta inadequada está associada à distúrbios mentais e que cada vez mais, há um corpo de evidências sobre a importância da nutrição e sua implicação na incidência destes distúrbios.

As funções cerebrais dependem, por exemplo, de tirosina, triptofano, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina C, que são nutrientes que auxiliam na formação da serotonina, o neurotransmissor relacionado à sensações de prazer e que ajuda a regular a saciedade. Como os pacientes com depressão apresentam deficiência de serotonina, o resultado será a dificuldade para saciar-se, ou seja, a vontade de comer fica significativamente mais acentuada.

Pacientes com transtornos psíquicos possuem inadequações significativas no padrão, consumo e comportamento alimentar, além de diversas crenças equivocadas sobre alimentação. Estas alterações podem acarretar na piora do estado nutricional, levando o indivíduo ao excesso de peso e doenças associadas.

Como parte da equipe multidisciplinar, o nutricionista é capacitado para propor modificações nestes padrões, visando a promoção de hábitos alimentares saudáveis e a cessação de comportamentos inadequados, resultando na melhora na qualidade de vida e também na prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias.

A Unidade Vila Nova oferece atendimento nutricional com a Nutriciona Daniela Sartori Paoli Casemiro, para agendar uma consulta ligue para (11) 3045-2228, Unidade Vila Nova. Rua João Lourenço, 190 – SP Vila Nova Conceição – São Paulo – SP (11) 3045-2228

Fonte: Daniela Sartori Paoli Casemiro, Nutricionista da Unidade Vila Nova Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Metodista de Piracicaba (2007) e Graduação em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi (2014). Especialização em Saúde, Nutrição e Alimentação Infantil pela Universidade Federal de São Paulo (2008), Especialização em Nutrição Clínica Funcional pelo Instituto Valéria Paschoal (2011), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2012).

Atualmente é Nutricionista da Unidade Vila Nova – Unidade Avançada do Hospital Santa Mônica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Instituto Israelita de Responsabilidade Social do Albert Einstein.