O médico pneumologista Renato Maciel afirma que parar de fumar pode parecer difícil devido à dependência química, psicológica e comportamental, mas não é impossível. “A dependência química diz respeito à nicotina, substância presente no tabaco e que age no organismo entre 7 e 9 segundos, produzindo alterações no sistema nervoso. O consumo persistente gera aumento constante da quantidade de receptores de nicotina e faz com que o cérebro tenha necessidade cada vez maior da substância, formando-se um ciclo viciante”, afirma Maciel.

“A dependência psicológica, por sua vez, está relacionada ao que o cigarro representa para o tabagista, como símbolo de autonomia e maturidade, ou a um hábito cotidiano, tal como tomar café, beber álcool e falar ao telefone”, explica o pneumologista. “O primeiro passo é querer e decidir em que data vai parar de fumar. O segundo é procurar a ajuda de um profissional. Outra dica é mudar hábitos de vida, como evitar os estimulantes que são acompanhados pelo hábito de fumar. Buscar ajuda de amigos e familiares é importante, assim como é essencial realizar o tratamento corretamente, juntamente com atividades físicas diárias”, completa.

Em razão disso, a Sociedade Americana do Câncer e a Fundação Mundial do Pulmão produziram o livro Atlas do Tabaco, que traz lista com 20 dicas para ajudar fumantes a deixar o hábito de lado e a parar de fumar de uma forma mais tranquila e saudável. Entre elas destacam-se: crie seu próprio plano para parar de fumar; peça à família e aos amigos para apoiar sua decisão de abandonar o cigarro; defina um dia para parar de fumar e vá diminuindo aos poucos; se não conseguir, pare de uma vez; comece um programa de exercícios, pois a atividade física alivia o estresse e ajuda o corpo a recuperar os danos causados pelo cigarro; beba muita água; saiba o que provoca seu desejo por um cigarro, como estresse, café ou o fim de uma refeição, e evite esses gatilhos; por fim, encontre algo para segurar em sua mão e boca, para substituir cigarros.

Planos de Saúde

Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Medial
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consultas e Internação