O intestino é o “segundo cérebro” do organismo, pois ele tem aproximadamente o número igual de neurônios aos da medula espinhal. Assim, o que se come atua diretamente no Sistema Nervoso Central. No intestino há mais de 100 trilhões de bactérias intestinais que compõe a flora intestinal (microbiotas) e fermentam os restos alimentares não digeridos.

Um intestino que funciona bem é aquele rico em microbiotas, que elimina as fezes toda vez que se ingere a refeição, pelo arco reflexo: alimento? cérebro? evacuação de fezes. Teoricamente, uma pessoa sadia deveria evacuar três vezes ao dia se ela come três refeições por dia; aceitável se evacua pelo menos uma vez ao dia. Mastigar bem ao comer, comer lentamente para dar tempo ao cérebro ter a sensação de saciedade, comer com equilíbrio alimentos contendo fibras, vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, principalmente ao desjejum, na sequência as frutas, cereais e proteínas, e tomar em média oito copos de água (ou líquidos) ajuda funcionar bem o intestino.

A serotonina é um neurotransmissor, também um hormônio responsável pela sensação de bem estar e alegria, do humor e disposição. De 90 a 95% é produzida no intestino e de 5 a 10% é produzida no Sistema Nervoso Central (no cérebro). O triptófano é um aminoácido precursor da serotonina; é produzida nas primeiras horas do dia, quando ingeridas neste período e acompanhadas de atividade física em exposição ao sol (ao caminhar para ir ao trabalho ou ao estender roupas de manhã e fazer limpeza do quintal, por exemplo).

Assim, normalmente, o triptófano é convertido em serotonina, estimulando a boa disposição para o dia. Quando ele é ingerido à noite, este favorece a produção de outro hormônio chamado melatonina, o hormônio do relógio biológico do sono, e favorece o sono de boa qualidade. Manter uma alimentação que favoreça a saúde do intestino e a produção correta de serotonina é um fator que combate e previne quadros de tristeza, desânimo e depressão.

Planos de Saúde

Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Medial
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consultas e Internação