Cuidados com o Idoso e o paciente crônico

Young nurse taking care of old sick man

Um dos pilares do hospital é oferecer cuidados a indivíduos portadores de doenças crônicas que comprometem a execução das diversas atividades da vida diária. Como por exemplo, mencionamos os portadores de quadros demenciais, como a Doença de Alzheimer, doenças neurológicas que geraram algum tipo de incapacidade, como Acidentes Vasculares Cerebrais, Esclerose Múltipla, entre outras diversas doenças incapacitantes.

Outro pilar visa disponibilizar toda assistência voltada para o suporte de pessoas portadoras de algumas patologias terminais e que necessitam de cuidados humanizados e condições para redução de eventuais sofrimentos em decorrência deste processo. Alívio físico e emocional, são primordiais.

Para cada um desses pilares de cuidados há um projeto diferenciado de tratamento, além de espaços físicos também diferentes e específicos, o que é fundamental para o foco em cada um deles.

O tratamento preconiza uma assistência multidisciplinar e, para tal, dispomos de especialistas em psiquiatria, psiquiatria infantil, clínica médica, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, farmácia, assistente social, enfermeiros e demais profissionais da enfermagem. Nossa assistência médica é em tempo integral. Temos médicos durante todas as 24 horas do dia.

Cada paciente ao chegar na unidade é imediatamente avaliado pelo médico e pelo enfermeiro e, a depender do seu quadro, encaminhado para o seu setor específico, onde passará a receber todo o cuidado das demais especialidades.

Uma internação é sempre um procedimento amplo e recebe a atenção e o cuidado devidos, o que tem início desde o primeiro contrato com o hospital, que se dá através do médico plantonista.  Havendo indicação médica para internação, o paciente, e seus familiares são adequadamente esclarecidos quanto aos motivos da hospitalização, objetivos do tratamento e todo o fluxo da internação.

Mediante definição feita por toda a equipe, o tratamento é conduzido.

Reuniões semanais são realizadas com a presença de toda a equipe assistencial para oferecerem o melhor suporte necessário.

Caberá ao psiquiatra a condução farmacológica adequada para cada caso, bem como todo o segmento do quadro, em conjunto com o médico clínico. Cada paciente tem um médico psiquiatra, um médico clinico e um psicólogo específicos que lhe acompanham. Atividades físicas, em academia, piscina, pilates e demais são exclusivamente realizadas com profissionais da fisioterapia, para uma melhor condução. Tais atividades geralmente são em grupo, mas, no caso de demanda particular específica, o paciente é atendido também de forma individual. Na prática da psiquiatria não é possível modernizar um hospital sem encarar o todo, razão da importância de atividades em grupo.

São disponibilizadas para todos os pacientes uma grade de atividades diárias com objetivos terapêuticos, também multidisciplinares.

  • Está com dúvidas? Conheça o HSM.

    Nossa central de atendimento funciona 24h.