Espiritualidade, trabalho e convivência

O Hospital Santa Mônica possui completa estrutura hospitalar e equipe especializada no atendimento aos pacientes com dependência química, prontos para auxiliar o paciente no processo de recuperação para começar uma nova história, além de orientar a família a lidar com a situação.

Com o intuito de oferecer cuidados específicos para cada uma de suas atividades, o Hospital Santa Mônica apresenta uma divisão de seu espaço físico, com quatro unidades:

Unidades

1) Administrativa e de Apoio;
2) Internação: com apartamentos individuais e coletivos;
3) Dependência Química: ala destinada, exclusivamente, ao tratamento de portadores de quadros de dependência química, patologia que tem suas especificidades e se enquadrar no quadro de transtornos mentais e;
4) Unidade para Cuidados Agudos em Saúde Mental: voltada aos pacientes que possam necessitar de maior vigilância e suporte, nos casos pertinentes (em que se apresentem desorganizados, incapazes ainda de convívio social, com riscos à sua integridade física e de terceiros ou riscos de evasão).

Oferece toda a estrutura hospitalar com equipamentos como: carrinhos de parada desfibriladores, gases medicinais, monitores cardíacos, oxímetros, bombas de infusão e camas hospitalares tipo Fowler.

Como diferencial, sua estrutura física dispõe de: academia de ginástica, piscina, campo de futebol, quadras para a prática de esportes e pilates.

Ambulatório no Hospital

Os casos de menor complexidade recebem acompanhamento em caráter ambulatorial periódico no Ambulatório do hospital. O atendimento ambulatorial também é indicado para o paciente após a alta, visando dar continuidade ao tratamento e garantir a manutenção dos ganhos obtidos no processo de internação.

• Especialidades: Psicologia, Psiquiatria, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Clínica Médica e Enfermagem.
• Agendamento: (11) 4668-7455 – ramal 200

Hospital Dia

Serviço de internação diurno, em horário integral das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. É indicado para duas situações:

• Preventivas: oferece tratamento preventivo para que não haja a necessidade de uma internação hospitalar;
• Pós-alta: regime de internação indicado após a alta da internação, com a finalidade de dar continuidade ao tratamento de forma efetiva, ao mesmo tempo em que reintegra o paciente a família e a sociedade.

Unidade Avançada - Unidade Integrativa Santa Mônica

No início de 2016, o Hospital Santa Mônica inaugurou uma Unidade Avançada no Bairro de Vila Nova Conceição em São Paulo, a Unidade Integrativa Santa Mônica, trazendo propostas da Medicina Integrativa para o tratamento da Saúde Mental.

Este conceito traz o paciente para o centro do tratamento, como agente ativo e corresponsável pelo seu tratamento e restabelecimento do bem-estar.

As abordagens terapêuticas são orientadas para um sentido mais amplo do indivíduo (mente, corpo e espírito), tornando o atendimento humanizado e acolhedor. Algumas terapias ajudam neste processo, como atividade física, música, uso de cães terapeutas, técnicas de respiração, entre outras. Neste caso, a pessoa assistida avalia em conjunto com o médico quais são as indicações de terapias mais adequadas.

Conheça a Unidade Integrativa Santa Mônica

Endereço: Rua João Lourenço, 190
Vila Nova Conceição – São Paulo/SP

Agende uma consulta: (11) 3045-2228