O abuso e dependência de substâncias são causados ​​por múltiplos fatores, incluindo vulnerabilidade genética, estressores ambientais, pressões sociais, características de personalidade individual e problemas psiquiátricos.

O que é dependência química?

A dependência química é o termo médico usado para descrever o abuso de drogas ou álcool que continua mesmo quando se desenvolvem problemas significativos relacionados ao seu uso. O álcool é a droga legal mais comum de abuso. O abuso de substâncias causa sérios problemas no trabalho, na escola, nos relacionamentos e na lei.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como identificar os possíveis sinais de dependência química

Mudança de Comportamento

Mente com frequência, principalmente sobre o quanto está usando drogas ou ingerindo bebida alcoólica. Evita familiares e amigos. Desiste de atividades que costumava curtir como esportes. Assume riscos, como os sexuais ou dirigir sob influência de alguma substância. Fica fissurado por drogas ou bêbado regularmente. Pressiona outras pessoas para usar ou beber.

Alterações de Humor

Sente que precisar usar ou beber para se divertir. Se sente deprimido, sem esperança ou com ideação suicida.

Problemas Frequentes

Apresenta problemas de produtividade no trabalho, com queda no rendimento, ou com faltas cada vez mais frequentes ou ainda trabalha sob efeito de drogas ou álcool. Acaba apresentando problemas financeiros ou com a justiça por furtos e roubos para manter o vício.

Mudanças de Amizade

Passa a andar com um novo grupo de amigos e se afasta dos amigos antigos.

Drogas

Quais são as substâncias mais usadas:

  • Álcool
  • Maconha
  • Cocaína
  • Crack
  • Tabaco
  • Medicamentos de prescrição, analgésicos e estimulantes
  • Metanfetamina
  • Opiáceos
  • Esteroides anabolizantes
  • Alucinógenos
  • Inaladores

Como é diagnosticado o abuso de drogas ou a dependência?

Um médico de família, um psiquiatra ou um profissional de saúde mental qualificado normalmente diagnosticam abuso de substâncias. Os achados clínicos geralmente dependem da substância abusada, da frequência de uso e do tempo decorrido desde o último uso e pode incluir:

  • Perda de peso
  • Fadiga constante
  • Olhos vermelhos
  • Pouca preocupação com a higiene
  • Anormalidades laboratoriais
  • Anormalidades inesperadas na frequência cardíaca ou na pressão arterial
  • Depressão, ansiedade ou problemas de sono

Terapia para Dependentes Químicos

Tratamento e Reabilitação do Dependente Químico

O tratamento para toxicodependência é grave e complexo. Pessoas que são viciadas não podem simplesmente parar de usar. Os programas de tratamento envolvem muitos componentes diferentes. Você pode participar de programas de tratamento para pacientes internados ou ambulatoriais para abuso de substâncias. Os programas geralmente são baseados no tipo de substância abusada. Os programas incluem:

  • Desintoxicação, se necessário
  • Medicamentos para retirada, quem diminuem os desejos e restauram a função normal do cérebro
  • Terapia comportamental
  • Acompanhamento médico de longo prazo e apoio
  • Aconselhamento tanto para você quanto para qualquer família afetada

Quais são os sintomas do abuso ou dependência de drogas?

Uso contínuo de substâncias

Passa muito tempo obtendo, usando ou se recuperando do uso de drogas ou álcool. Usa ou bebe quantidades maiores do que o de costume ou por longos períodos de tempo, interferindo o trabalho, escola ou tarefas domésticas.

Abstinência

Quer ou tenta reduzir ou controlar o uso de drogas ou álcool, sem sucesso. Apresenta sintomas de abstinência se não estiver usando drogas ou álcool. E, usa álcool ou outro medicamento para evitar tais sintomas.

Assumir Riscos

Assumi riscos, como os sexuais ou dirigir sob a influência da droga.

Desenvolver tolerância

Desenvolve tolerância ou a necessidade de usar mais drogas ou álcool para obter o mesmo efeito. Ou usa a mesma quantidade de drogas ou álcool, mas sem o mesmo efeito.

Prejuízo a vida

Usa drogas ou álcool, mesmo diante de problemas de relacionamento causados pelo uso ou problemas físicos ou psicológicos. Desiste ou reduz as atividades diárias por causa do uso de drogas ou álcool, prejudicando a vida profissional, pessoal e financeira.

No Hospital Santa Mônica todo paciente é acompanhado por uma equipe especializada em dependência química e saúde mental

Equipe Integrativa

Médicos psiquiatras, médicos clínicos 24h, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas em dependência química, fonoaudiólogos, assistente social, farmacêuticos, dentre outros.

Tratamento Terapêutico

Nossa equipe multidisciplinar desenvolve uma avaliação abrangente para conhecer as necessidades do paciente e estabelecer um plano de tratamento individualizado.

Desintoxicação

Essa é a fase mais crítica, consiste em um período de desintoxicação em que o paciente recebe assistência médica 24h para eliminar o álcool e as drogas do organismo.

Mudança de Ambiente

É mais do que comprovado que a mudança de ambiente e o contato com a natureza favorecem a recuperação do paciente. O Hospital Santa Mônica conta com área de 50 mil m² de mata nativa preservada.

Recuperação da Autoesima

Por meio de uma estrutura completa que inclui salão de beleza, tratamento odontológico e acompanhamento nutricional, o paciente volta a se enxergar e resgatar a vontade de viver.

Dinâmicas em Grupo

No Hospital Santa Mônica, ocorrem dinâmicas em grupo para pacientes e para familiares. A troca de experiências ajuda a aprender, enfrentar e superar as dificuldades.

Terapia Ocupacional

Atividades como pintura, artesanato, música e dança auxiliam na reabilitação do paciente. Promovem a autonomia, ajuda a se reintegrar à vida social e a desenvolver a autoconfiança e o  bem-estar.

Atividades Físicas e Esportes

O Hospital Santa Mônica dispõe de academia de ginástica, piscina, campo de futebol e vôlei. Todas as atividades fazem parte da grade terapêutica e são supervisionadas por fisioterapeutas.

A dependência química é um transtorno que pode ser tratado. Podemos ajudar (011) 3045-2228
Fale Conosco

Planos de Saúde

Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Medial
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consultas e Internação