Você sabe o que é saúde mental? Se você respondeu que é a ausência de transtornos ou enfermidades mentais, enganou-se. Ao contrário do que se pode imaginar, o conceito vai muito além disso.

Mas então, o que é saúde mental?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio em que vive ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções

Em palavras simples, isso quer dizer conseguir lidar tanto com sentimentos positivos, como alegria, amor e coragem, como com os negativos, como tristeza, ciúmes e frustrações.

O tema é tão importante que um grupo de psicólogos mineiros criou a campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo aproveitar a simbologia do início do ano para chamar atenção do público em geral sobre os cuidados com a saúde mental.

Se você nunca tinha pensado nisso, é importante começar a refletir sobre a necessidade de conhecer melhor suas emoções e prevenir o adoecimento mental. Algumas medidas simples podem ajudar nesse aspecto. Saiba mais!

4 dicas para manter uma boa saúde mental

Algumas ações podem ajudar você a desenvolver e manter a saúde mental no dia a dia. Vamos ver algumas delas a seguir!

1. Pratique exercícios físicos

Exercitar-se aumenta a produção de endorfinas, substância natural produzida pelo cérebro que regula as emoções, reduzindo o estresse e a ansiedade e diminuindo as chances de desenvolver um quadro depressivo.

Por isso, praticar alguma atividade física é essencial para quem quer cuidar da saúde mental. Escolha algum exercício que lhe dê prazer e dedique no mínimo 30 minutos por dia, três vezes por semana, para poder colher os benefícios do hábito.

2. Mantenha uma alimentação saudável

Pode não parecer, mas o bem-estar físico e emocional estão interligados. Uma alimentação desregrada pode deixá-lo indisposto e prejudicar sua saúde, deixando-o sem energia para aproveitar os bons momentos que a vida proporciona.

Por isso, procure investir em uma dieta equilibrada, composta por frutas, verduras, legumes, carnes magras e carboidratos complexos e passe longe do excesso de açúcar, gorduras e principalmente de bebidas alcoólicas.

3. Afaste-se de relacionamentos tóxicos

Se você quer manter a sua saúde mental, é importante manter-se afastado de relacionamentos tóxicos, em que agressões psicológicas ou até mesmo físicas são constantes.

Relações desse tipo podem afetar gravemente a sua autoestima e desencadear uma série de transtornos mentais, como ansiedade e depressão.

Muitas vezes, a pessoa que está envolvida em relacionamentos assim — seja com um amigo, parente ou parceiro amoroso — tem dificuldade de colocar um ponto final na situação por medo de magoar o outro ou de ficar sozinho. Nesses casos, é importante buscar ajuda especializada.

4. Escreva um diário

Você pode até achar que é uma bobagem em um primeiro momento, mas acredite: escrever um diário pode ser uma ótima maneira de manter a sua saúde mental.

Escrevendo você tem a chance de refletir sobre tudo aquilo que vivencia, hábito que normalmente se perde com a correria cotidiana. Não há a necessidade de relatar os acontecimentos minuciosamente, mas é importante elencar ao menos um ponto positivo do seu dia.

Colocar  as experiências no papel nos ajuda a olhar para os fatos com algum distanciamento e perceber que há beleza e positividade mesmo nos dias que, a princípio, nos parecem mais conturbados.

E então, gostou de entender melhor o que é saúde mental e o que você pode fazer para preservá-la? Leia nosso artigo e saiba mais sobre transtornos mentais.

Planos de Saúde

Vale Saúde
Unimed Intercâmbio
Unimed Federal
Unimed CT Nacional
Unimed ABC
Transmontano
SulAmérica
Sompo
Sinpeem
Sepaco
Saúde Caixa
Santa Amália
Sabesprev
Prodesp (GAMA)
Prime Saúde
Prevent Sênior
Plan-Assiste (MP FEDERAL)
Panamed Saúde
Omint
NotreDame Intermédica
Nipomed
Metrus
Mediservice
Medial
Master Line
Mapfre Saúde
Life Empresarial
Intermédica
Green Line
Gama Saúde
Fusex
EMBRATEL
Economus
Correios / Postal Saúde
Caixa Econômica Federal
Bradesco Saúde
Banco Central
APCEF/SP
AMAFRESP
Alvorecer Saúde
Aeronáutica
ABRASA
ABET
Ver todos
Consultas e Internação